Buscar

O que é treinamento funcional? Conheça a base de tudo!

O termo “funcional”, segundo o dicionário Houaiss é: “Algo que foi concebido e executado para ter maior eficácia nas funções que lhe são próprias; que possui eficácia, prático, utilitário”.

Além disso, outra explicação é que: “Treinamento Funcional visa melhorar a capacidade funcional, ou seja, a habilidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência”. (Campos Neto; Neto, 2004)

Então para entender tudo isso em palavras mais simples é válido dizer que o treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais das pessoas, como correr, pular, agachar, puxar e assim por diante.


O exercício funcional vem para somar às demais modalidades presentes nas academias e, assim, preencher uma lacuna e possibilitar um desenvolvimento corporal mais homogêneo, ou seja, mais completo.

Porque segundo as orientações da ACSM (American College of Sports Medicine), toda novidade desperta curiosidade entre alunos e professores, mas nenhuma atividade física é completa por si só, portanto, sempre requer a sua associação com outras atividades que a completem.


Academia funcional: trabalho mais globalizado dos músculos

O treino funcional é caracterizado pela semelhança do trabalho às situações cotidianas e baseia-se no princípio da especificidade, direcionado a alguma modalidade.

As situações do dia a dia, por muitas vezes, requerem o emprego de movimentos e gestos motores que exigem o trabalho de diversos grupos musculares ao mesmo tempo.

Sendo assim, a proposta dos exercícios funcionais é justamente promover ações musculares em conjunto e simultâneas, proporcionando um trabalho corporal mais globalizado e completo.


O exercício funcional tira o praticante dos movimentos mecânicos e eixos definidos e isolados, muito comuns na musculação.

Essa nova forma de academia funcional é baseada em circuitos, que vão mudando de acordo com as aulas, fazendo com que a pessoa pense no movimento que está realizando e não apenas executando-os mecanicamente.

Pode ser praticado em grupos, mas também pode acontecer como um treinamento individual.

Para a sua realização, o treinamento funcional utiliza elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes.

Fonte:http://www.ciaathletica.com.br/blog/a-cia-athletica/modalidades/o-que-e-treinamento-funcional/

22 visualizações
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

2018 Janaina Bittencourt - Feito com todo carinho para você!

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon